Consciência Corporal. Hora de desenvolver a sua.

Sinta seu corpo

Sinta seu corpo

São 15h, você está por mais de seis horas, sentado(a), à frente do computador e não percebe os ombros caindo para frente, a lombar um pouco dolorida, as pernas com pouca circulação. É muito fácil deixar passar os sinais que o corpo emite despercebidos. Até que uma dor recorrente nos ombros, nas costas ou na lombar perdurem e você se pergunte: “o que eu fiz de errado?”.

Talvez, a resposta correta não seja proveniente de somente uma ou duas coisas que tenha feito. Mas dos seus hábitos ou mesmo do que você não tenha feito. A verdade é que temos de estar atentos ao nosso corpo o tempo todo e pouco o fazemos diante de tantas outras tarefas que nos atribuímos.

Identificar os alertas do corpo, como ele funciona não é tarefa fácil, mas necessária, pois ajuda a conhecer nossos limites físicos e superar nossas dificuldades. Desenvolver essa percepção é ter consciência corporal. É trabalhar a comunicação consigo mesmo e com o ambiente externo, por meio de um processo de autoconhecimento.

Você pode começar ter consciência corporal agora mesmo. Separamos aqui cinco passos que podem ajudar no seu desenvolvimento:

  1. reserve um momento para sentir seu corpo, para observar a sua respiração e suas emoções.
  2. tenha sempre intervalos no trabalho, alguns minutos para você tentar detectar como o seu corpo está, se há algum sinal, como respiração ofegante, incômodos, cansaço, etc.
  3. aprenda a conhecer seus limites e respeitá-los.
  4. pratique exercícios físicos que possam estimular a conexão do corpo e da mente.
  5. consciência corporal é como DNA, que jamais será como o do outro.  

Além de promover a sensação de bem estar, a consciência corporal auxilia na manutenção da postura e no controle dos seus movimentos. O método Pilates é um ótimo recurso, pois desenvolve várias capacidades físicas e consequentemente contribui para uma consciência corporal mais apurada. A concentração que é um dos princípios do método e favorece a conexão com o próprio corpo. O amplo repertório de exercícios de Pilates desenvolve a percepção do corpo na sua totalidade. #ficadica ;)