Princípios do Pilates

 

FLUIDEZ

A fluidez contínua favorece a melhora do condicionamento físico e facilita a transição entre os exercícios, desta forma o corpo utiliza apenas a energia necessária para os movimentos. 

CENTRALIZAÇÃO

A centralização organiza e estabiliza o corpo para o movimento, criando oposições entre o centro de força e as extremidades, desta forma o verdadeiro power house entra em ação. 
 

CONTROLE

O controle depende da conexão do corpo e da mente. As integração de todos os princípios do Pilates resulta na coordenação e no domínio total dos movimentos. 

PRECISÃO

A precisão conduz a qualidade dos movimentos. O alinhamento adequado de todos segmentos do corpo minimiza a sobrecarga mecânica nas articulações e beneficia o recrutamento correto dos músculos envolvidos no movimento. 
 

RESPIRAÇÃO

Respirar é o primeiro e último ato da vida. O princípio da respiração é fundamental para desenvolver a mobilidade da caixa torácica em todos os diâmetros, visando melhorar a oxigenação de todo o corpo e favorecendo o bom funcionamento do principal músculo da respiração, o diafragma. A ativação dos músculos profundos do abdômen, através da expiração prolongada, contribui na boa execução de todos os exercícios de Pilates. Manter o bom controle da respiração, auxilia no alívio de tensões e contribui na conexão corpo e mente. 

CONCENTRAÇÃO

A concentração pode contribuir em todos os aspectos da vida, inclusive no desenvolvimento das habilidades mentais e corporais. A consciência corporal depende da capacidade de manter o foco e a atenção no movimento, o exercício da concentração resulta na melhora do condicionamento físico e contribui na realização das metas e objetivos.