O Pilates na gestação

 
 
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Mamães no Pilates

Por Thamilin Arakaki e Carol Gouveia

 

Durante a gestação o corpo da mulher sofre diversas alterações fisiológicas e principalmente posturais. E, para se adequar a essas mudanças, é importante que a gestante mantenha uma rotina de vida saudável e ativa, além de praticar uma atividade física adaptada para o período de gestação.

Como o Pilates prepara a mamãe para uma melhor gestação

Dentro da metodologia do Pilates encontramos as adaptações necessárias ao corpo da gestante. Com os exercícios do repertório trabalhamos a mobilidade da coluna, o alongamento dos músculos sobrecarregados nessa fase, o fortalecimento da musculatura postural e profunda, além do assoalho pélvico, tão importante nesse período da vida da mulher. O Pilates também ajuda no equilíbrio, na coordenação e na qualidade dos movimentos sem sobrecarregar as articulações.

A ativação adequada e o fortalecimento do assoalho pélvico e períneo vêm como aliados na prevenção da incontinência urinária, comum nesse período, devido a sobrecarga do peso do bebê sobre a musculatura e órgãos da mulher, além de auxiliar o trabalho de parto com o aumento da força de expulsão, no caso de um parto natural.

 
Thamilin Arakaki, mãe e professora de Pilates

Thamilin Arakaki, mãe e professora de Pilates

 

Mudanças na estrutura do corpo da mamãe na gravidez

Vamos pensar no corpo de uma mamãe com seu bebê na barriga. O peso do bebê desloca o centro de gravidade da mãe para a frente, daí surge o aumento da curvatura lombar (lordose lombar). A torácica com o aumento dos seios que se preparam para a amamentação também aumenta a sua curvatura (cifose torácica). A cervical tenta se equilibrar a essas mudanças aumentando a sua curvatura, a cabeça se desloca para a frente. Os ombros rodam para dentro e as escápulas, que tanto falamos durante as aulas, acompanham o movimento dos ombros.  Elas fazem uma protração, afastam-se da coluna.

Os benefícios do Pilates para uma mamãe pilateira

Viram quantas mudanças ocorrem no corpo da mamãe? É claro que cada mamãe sente mais uma mudança do que outra. Mas é certeza de que o Pilates traz benefícios na gravidez e pode ajudar e muito no período de gestação a:

Reduzir as dores lombares e a tensão cervical;

Melhorar a postura;

Traz mais energia;

Promover tônus muscular, força e resistência;

Melhorar a circulação evitando edemas;

Trazer a consciência corporal para o bem estar da mamãe e do bebê.

A gestante vai e aprender a relaxar e respirar corretamente e isso auxiliará nesse período de tantas mudanças físicas e emocionais. Uma ótima preparação para o grande momento: o nascimento do bebê!

 
 

 

Você, mamãe, ou que está se preparando para ser mamãe, venha pilatear com a gente! Vale lembrar que é muito importante e fundamental ter a liberação médica para a prática de exercícios.