Atrasou? Tem que aquecer sim

“Professora, cheguei atrasado, mas não preciso fazer o aquecimento, porque eu vim correndo. Já estou aquecido”.

Quando chego atrasado na aula de Pilates e digo que já estou aquecido. :)

Quando chego atrasado na aula de Pilates e digo que já estou aquecido. :)

Quem nunca ouviu ou falou a frase levanta a mão! O atraso já é um fato e o aluno tenta compensá-lo ao máximo. Corre, anda rápido, pedala e chega à aula metade feliz, porque supostamente está aquecido e poderá acompanhar os colegas, metade chateado, porque atrasou. 

Cena comum nas aulas de Pilates, afinal, não é fácil conciliar as atividades de trabalho, família e demais responsabilidades da vida adulta, não é mesmo? Apesar de entender o contexto, os motivos e que o aluno terá menos tempo de aula, a etapa de aquecimento jamais pode ser eliminada da aula. Sabe por que? Prometo que conto logo nas próximas linhas. Mas, antes, é fundamental entender a função do aquecimento como parte do programa dos exercícios físicos. 

Aquecimento é um conjunto de movimentos preparatórios parecidos com o treino a ser realizado, mas de baixa intensidade. É dividido em dois tipos: aquecimento geral e específico.

O aquecimento geral aumenta a temperatura corporal central através da ativação dos principais grupos musculares. Também aumenta a entrega de oxigênio e a circulação geral. É mais utilizado em atividades aeróbicas, como corrida e ciclismo.

Já o aquecimento específico aumenta a velocidade de contração e relaxamento dos músculos e ligamentos, facilita o recrutamento das unidades motoras, promove uma vasodilatação nos tecidos ativos e vasoconstrição nos músculos inativos.  É utilizado em atividades anaeróbicas como e musculação e no nosso querido método Pilates.

Vários estudos científicos comprovam a influência do aquecimento na prevenção de lesões. Na prática, o aquecimento específico realizado antes da aula de Pilates traz todos os benefícios que listei e mais: 

- aluno mais concentrado;

- execução dos exercícios com toda a sua capacidade muscular e componentes necessários;

- movimentos mais puros, corretos e fluidos.

Agora que você já sabe o que é a etapa de aquecimento e por quê é importante vamos entender melhor onde estão as “pegadinhas” da saudação do aluno atrasado. 

Ao correr antes da aula, o aluno estava aquecido para o Pilates? Aquecido sim, mas não para a aula de Pilates. O aluno fez um aquecimento geral, mas não específico. Portanto, aqueceu os grandes grupos musculares e não os que são utilizados em uma aula de Pilates. O método trabalha com musculaturas profundas e estabilizadoras. É imprescindível para um bom desempenho e aprendizagem motora que o aluno entenda que o aquecimento faz parte da aula e que deve ser praticado. 

E aquela puxadinha de orelha do professor, em formato de dica: nada melhor do que chegar cedo, hidratar-se e fazer seu aquecimento tranquilamente. Você só tem a ganhar, pois o professor conseguirá passar mais exercícios, a aula ficará mais fluida e seu colega de aula agradecerá por não perder a atenção do professor aos exercícios já em andamento para aquecer o aluno atrasado. #DicadaProfV  :)

Bom aquecimento e bom Pilates!