Joseph Pilates

 
joseph-pilates-foto-1.jpg
 

Para entendermos a técnica do Pilates nada melhor do que conhecer um pouco da história do criador: Joseph Hubertus Pilates. Ele nasceu em 1883 na Alemanha. Quando criança, Joseph teve uma saúde bem frágil, sofria de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática. A partir daí ele se dedicou a melhorar sua condição física, passou a estudar Anatomia, Fisiologia e a praticar mergulho, esqui, ginástica e boxe.

Autodidata, suas influências foram muitas desde princípios de artes marciais e ioga até passar horas observando o movimento dos animais na floresta. Em 1912 aos 32 anos ele mudou para a Inglaterra trabalhando como instrutor de defesa pessoal da polícia (Scotland Yard), artista circense e boxeador profissional.

Em 1914 durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph foi recluso no campo de concentração de Lancaster. Lá começou a ensinar um conjunto de exercícios de solo criados por ele próprio. Atuou como enfermeiro ajudando na recuperação dos feridos da guerra e também treinando outros internos. Ao cuidar de soldados que não levantavam da cama, ele usava as molas das camas hospitalares para iniciar a tonificação dos músculos dos seus pacientes e assim criou aparelhos que são utilizados até hoje. Joseph desenvolveu um sistema integrado de exercícios o qual deu o nome de Contrologia.

Seu trabalho foi reconhecido em 1918, após uma epidemia do vírus Influenza ter matado milhares de ingleses, nenhum dos internos treinados por Joseph foi infectado. Mesmo não tendo comprovações científicas na época, perceberam que estes indivíduos tiveram a saúde beneficiada graças aos treinos e exercícios. Após a guerra, Joseph retornou a Alemanha onde treinou a força policial da cidade de Hamburgo.

Nessa época conheceu Rudolf Von Laban, analista famoso de dança e movimento que incorporou princípios de Pilates a sua técnica corporal. Em 1926, aos 46 anos Joseph mudou para os Estados Unidos e fundou seu primeiro estúdio em Nova York. Nas proximidades tinham muitos estúdios de dança e a técnica de Joseph logo atraiu a atenção dos bailarinos. Assim a Contrologia passou a fazer parte da vida dessas pessoas, tanto como treinamento como reabilitação.

 

“I invented all these machines. I began back in Germany, and was there until 1923. I used to exercise rheumatic patients. I thought, why use my strength? So I made a machine to do it for me. It resists your movements, in just the right way, so those inner muscles really have to work against it. That way you can concentrate on the movement! You must always do it slowly and smoothly, so your whole body is in it.” 

 

“Eu inventei todas essas máquinas. Lá na Alemanha. Fiquei lá até 1925. Eu costumava exercitar pacientes com reumatismo. Eu pensei, porque usar a minha força? Então eu fiz uma máquina para fazer isso por mim. Olha, você vê? Ela resiste os movimentos do jeito certo, os músculos profundos têm que trabalhar contra. Dessa maneira você pode se concentrar no movimento! Você sempre deve fazer isso devagar e de maneira suave... aí seu corpo todo estará conectado.”

 

Joseph Pilates faleceu aos 87 anos, em perfeita forma física consequente de um incêndio em seu estúdio. Na tentativa de salvar seus equipamentos ele inalou muitos gases tóxicos resultando em complicações pulmonares. Seu método atingiu grande popularidade e está presente até os dias de hoje fazendo a diferença na vida dos que o praticam com seriedade e qualidade.