Empreendedorismo e conhecimento técnico caminhando juntos

 

Quando alguém te procura para desenvolver um trabalho relacionado à atividade física e confia a saúde em suas mãos, considero esta oportunidade como um novo desafio e uma grande responsabilidade.

Sempre acreditei que, para desenvolver um bom trabalho precisaria contar com um método de exercícios que oferecesse possibilidades para evoluir a condição física dos meus alunos, independentemente das suas restrições. Confesso que, ao concluir a graduação em Educação Física, esta era a minha maior preocupação. Pois, prescrever um programa de treinamento físico para uma pessoa, não é algo tão complexo de se fazer. Porem, sabemos que cada um de nós, por motivos genéticos, culturais e comportamentais construímos uma forma específica de se comportar e, consequentemente, em nível de prescrição de exercícios, possuímos necessidades diferentes.

Ter a oportunidade e o privilégio de conhecer o método Pilates foi, para mim, uma experiência única. Naquela ocasião, apesar do pouco conhecimento na área, observei que era possível adaptar o repertório de exercícios do método para atender as necessidades do meu próprio corpo. Pensei comigo: “se posso adequar para mim e está me fazendo bem porque não para os meus alunos”? A minha vontade era de dividir, imediatamente, aquela experiência com todos.

E, quem diria que, este método, poderia fazer parte da realização de um grande sonho! Gostaria de dividir aqui, com vocês, um pouco da minha trajetória profissional e o objetivo desta busca constante em explorar cada vez mais sobre o método Pilates.

O método Pilates parecia ser promissor. Motivada com a experiência e mediante a minha busca, foi neste momento que juntei todos os meus recursos e esperei a oportunidade financeira para me especializar no método Pilates – este era o meu maior objetivo.

Realizei o curso completo de Pilates na segunda turma de formação da Physio Pilates – Polestar Education em São Paulo (2004), ao ser certificada como instrutora e a fim de adquirir experiência com o método, comecei a dar aulas em estúdios.
Após um ano de muito trabalho e dedicação, resolvi arriscar. Consegui o valor necessário para investir na compra dos quatro principais aparelhos de Pilates (Reformer, Cadillac, Cadeira e Barrel) e abrir o meu próprio negócio.

O GLOBAL PILATES foi inaugurado em 2005. Confiante, me dediquei exclusivamente para o Global. Inicialmente, o espaço era restrito, mas suficiente para colocar toda a minha energia e disposição para fazer dar certo. E deu! Queria sempre fazer diferente. Meu objetivo era que cada cliente se sentisse único e especial, e que suas necessidades e expectativas fossem atendidas, de forma personalizada.

Após um ano trabalhando sozinha, surgiu a necessidade de ampliar o espaço e mais uma vez resolvi arriscar, deixei a minha intuição falar mais alto. Mesmo com pouca experiência em gestão e sem capital para investimento na divulgação, aumentamos a nossa capacidade de atendimento.

Sem perder a sua essência inicial de prestar um atendimento personalizado aos nossos clientes, em 2010, através de uma parceria com um dos nossos instrutores, foi inaugurada a segunda unidade do GLOBAL PILATES, em Higienópolis. E, em 2016, a unidade Alto da Lapa. Atualmente o GLOBAL PILATES oferece aulas com profissionais certificados que promovem não só uma abordagem clássica, mas também terapêutica do método aos nossos clientes.

São 11 anos de empreendedorismo e busca constante em aprimoramento técnico. Nessa busca incessante e com o objetivo de atender aos padrões de níveis internacionais estabelecidos pela PMA (Pilates Method Alliance), obtive a certificação de PMA® – Certified Pilates Teacher.

Como dizia Joseph Hubertus Pilates: “Todos os que têm coragem devem investigar os méritos das minhas declarações a favor da Contrologia, para o seu próprio bem e para o bem da humanidade”.

Juntamente com um grupo de pesquisas da UNIFESP – departamento de reumatologia, realizamos um estudo com o objetivo de avaliar a efetividade do método Pilates em pacientes com lombalgia, sendo publicado no início deste ano na revista científica Clinical Rehabilitation. (Pilates improves pain, function and quality of life in patients with chronic low back pain: a randomized controlled trial).

Recentemente concluí o meu projeto de mestrado cujo título foi: “Efetividade do método Pilates no tratamento da cervicalgia mecânico-postural crônica”.
Ambos apresentaram benefícios na melhoria da dor, função e aspectos relacionados à qualidade de vida, os resultados positivos destes estudos foram apresentados nos seguintes congressos científicos:

ACR – American College of Rheumatology – San Diego 2013
Congresso Brasileiro de Reumatologia – Recife 2013
II Congresso Brasileiro de Pilates – São Paulo 2014

Na defesa da minha tese de mestrado, indecisa em dar continuidade com futuras pesquisas, um dos membros da banca me disse o seguinte: “Faça parte dos 5%”. E então niciei o projeto de doutorado!

Acredito que uma boa gestão, aperfeiçoamento técnico e científico, aliados aos fundamentos estabelecidos por Joseph H. Pilates foram fundamentais para o sucesso do Global Pilates!

Até a próxima!

Luciana Cazotti é fundadora, proprietária e diretora técnica do Global Pilates, é mestre e doutoranda em Ciências da Saúde Aplicadas à Reumatologia e pós – graduada em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. PMA® – Certified Pilates Teacher. Educadora física graduada pela UNISA – CREF 3182 – G/SP, a Luciana é formada no Método de Reeducação do Movimento pela escola Ivaldo Bertazzo de Pilates Mat e Stúdio pela Physio Pilates – Polestar Education, STOTT PILATES® (Matwork, Reformer, Cadillac, Chair & Barrels) e nos métodos GDS – Centre de Formation Philippe Campignion (Bélgica), GYROTONIC® e Power Pilates Core Mat 1 (Power Pilates). Além das formações e experiência no método Pilates, possui trabalhos relevantes na área científica. É co–autora do artigo científico “Pilates improves pain, function and quality of life in patients with chronic low back pain: a randomized controlled trial” e já participou de workshops nacionais e internacionais.