Os acessórios originais do método Pilates

 

O Método Pilates é um sistema de condicionamento físico que possui ênfase em todo o corpo. Pode ser indicado para qualquer pessoa, independente da sua condição física.

Joseph Hubertus Pilates, com o objetivo de atender as necessidades individuais de seus clientes, desenvolveu vários acessórios para serem utilizados como auxiliares nas aulas de Pilates. Cada um com um objetivo específico, estes acessórios originais são ainda pouco utilizados na prática do Pilates, pois são desconhecidos pelos instrutores.

No ano passado, tivemos o prazer de receber em nosso estúdio a Cecília Panelli. Cecília ministrou um workshop para toda a equipe explorando a utilização dos acessórios originais. Com os instrutores treinados e mais confortáveis com o uso dos acessórios, apresentamos aos alunos e introduzimos com mais frequência nossa rotina de aulas. O resultado tem sido positivo. Os nossos alunos adoraram.

Quanto mais utilizamos os acessórios originais do Pilates, mais admiramos o trabalho do mestre Joseph, em especial, o seu cuidado com a especificidade e funcionalidade dos seus equipamentos originais.

Neste post, convido você a conhecer um pouco mais sobre os acessórios originais do método, sua importância e aplicabilidade.

 

Foot Corrector e Toe exerciser

Global Pilates_4559.jpg
Global Pilates_4577.jpg

Primeiro aparelho criado por Joseph Pilates, este acessório é utilizado para fortalecer e alongar os músculos dos pés. Outro acessório muito interessante para trabalhar os pés e dedos é o Toe exerciser que, inclusive, fortalece um músculo muito importante para estruturar o arco transverso do pé, o abdutor do hálux. Uma deformidade comum e que causa muito desconforto, é a joanete (hálux valgo) que ocorre devido ao desvio acentuado do hálux em adução, os exercícios no Toe exerciser são recomendados para joanete e muitos alunos relatam melhora nos sintomas de dor.

A instabilidade dos pés e tornozelos está diretamente associada a alguns desequilíbrios musculares e características individuais existentes em cada indivíduo. Sabemos que a boa postura depende de uma base de apoio bem estruturada e os músculos dos pés, assim como os outros músculos do corpo, precisam de uma atenção especial, desta forma, podemos incluir exercícios específicos para os pés nas aulas de Pilates com a utilização dos acessórios originais.

 

Neck Stretcher

É indicado para fortalecer os músculos da região cervical. Para utilizá-lo, é necessário conectá-lo ao Cadillac ou na Guilhotina. A alça do Neck Stretcher é apoiada na cabeça, estimulando o alongamento axial durante a execução dos exercícios e promovendo a estabilização da região craniocervical.

 

Magic Circle

Versátil, pode ser utilizado para realizar vários exercícios, desde os para a região cervical até os direcionado aos músculos das pernas. Joseph criou o Magic Circle inspirado no arco de aço ao redor do barril de cerveja, a resistência deste acessório também auxilia na ativação dos músculos do power house.

 

O Foot exercise Bar

Este acessório é específico para o fortalecimento dos músculos da panturrilha (gastrocnêmios e sóleo) e mobilidade dos tornozelos.

 

Weights (halteres)

Os exercícios com halteres podem ser realizados no término das aulas, na série de parede (wall series) ou durante as aulas.

 

Airplane board

O exercício airplane faz parte do repertório avançado de Pilates, para executá-lo, os pés são colocados no acessório Airplane Board conectado nas molas longas do Cadillac, promovendo maior estabilidade para execução deste exercício.

 
Global Pilates_4578.jpg
 

Sand bag ou Been Bag

O exercício realizado com o acessório Sand Bang promove um alinhamento de todo o corpo, fortalece os músculos dos membros superiores, especificamente os músculos do antebraço, sendo indicado para quem trabalha por um período prolongado no computador. As pessoas que são acometidas por tendinites, muitas vezes decorrentes do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, podem se beneficiar dos exercícios com o Sand Bag.

 

Breath a cizer, pinwheel ou breath wheel

 
Global Pilates_4574.jpg
 

Foi criado com o objetivo de melhorar a capacidade respiratória de pessoas com asma, otimizando a boa função do músculo diafragma. Este acessório contribui na ativação dos músculos do power house durante a expiração, sendo fundamental a sua utilização nos movimentos de flexão da coluna vertebral.

 

Push up device

 
Global Pilates_4581.jpg
 

Este acessório é utilizado para trabalhar exercícios de força, além de contribuir na estabilidade da cintura escapular e diminuir a sobrecarga nos punhos, como no exercício flexão de braços, por exemplo.

O Método Pilates oferece diversas possibilidades de individualizar o treinamento dos praticantes. Nós, do GLOBAL PILATES, somos comprometidos com os fundamentos estabelecidos pelo mestre Joseph H. Pilates e por este motivo buscamos aprimorar as nossas aulas trazendo tudo que mantém a integridade e a essência do Método.

 

REFERÊNCIA

Panelli, Cecilia e De Marco, Ademir. Método Pilates de condicionamento do corpo. 3 edição - São Paulo, Phorte 2016.